sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Auto Exame da Mama

Ola Garotas, todo bem?
Em sequencia a ultima postagem, e em sugestão de minha irmã (Aline), o assunto é Câncer de Mama, uma doença que vem fragilizando muitas mulheres em nosso mundo, onde pode na perda do(s) seio(s), ou até mesmo a morte, dependendo do estágio que for descoberto. Homens também podem vir a ter essa doença, mas a possibilidade é bem minima comparada as mulheres.
Eu particularmente nunca fiz o auto exame da mama, mas a partir de hoje começarei a fazer.
Pesquisei na internet (google), e essas são as informações que coletei:
O Câncer é uma doença muito grave, e as vezes por descuido colocamos nossas vidas em risco.
Câncer de Mama:

Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.
Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito
cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).
No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.
Sintomas
Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.
Diagnóstico
A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.
Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).
Tratamento
As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).
O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos.
Recomendações
* Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores  são detectados pela própria paciente;
* Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
* Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
* Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.(conteúdo do site Drº Drauzio Varella)


Hoje no mundo todo, temos muitas empresas e entidades que trabalham em divulgações para prevenção e ajudam os enfermos. Parabéns a todos envolvidos nesta causa.
Espero ter ajudado, e  também conscientizado o quão serio é a doença, cuide-se...

Beijinhos e um ótimo final de semana.

4 comentários:

  1. Muito boa a materia, gostei. Hoje em dia a informacao esta por todo lado. Vamos por em pratica !! bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Lilian, muito bom seu post, precisamos nos cuidar, bom domingo pra vc.

    ResponderExcluir
  3. É sim, foi a segunda vez que usei e amei! mas gosto é gosto!
    www.pinkwomanfashion.com

    ResponderExcluir