quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Revendedores Avon mobilizam a população de Cuiabá-MT durante o Outubro Rosa


Os revendedores Avon da cidade de Cuiabá (MT) estão se mobilizando durante o Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o impacto da mortalidade por câncer de mama para a mulher e toda a sociedade. Em todo o país, serão realizadas mais de 500 mobilizações em parceria com o Instituto Avon, e em Cuiabá no dia 12 de outubro às 08h haverá uma caminhada em prol da saúde das mamas no parque Mãe Bonifácia. A ação será realizada em parceira com a MTMAMA (Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso).
A programação vai além. No Pantanal Shopping, a associação MTMAMA organizou um bazar beneficente, em que até o dia 28 serão vendidos produtos confeccionados por mulheres em tratamento ou que tiveram a doença: camisetas customizadas, pulseiras, chaveiros “coração da vida” e ecobags.

Ainda em 26 de outubro, dia estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, na praça Alencastro, no centro da cidade, haverá panfletagem e uma série de atividades para conscientizar a população que passar pelo local. A programação do Outubro Rosa será encerrada no dia 01 de novembro com a 4ª MACARROmamma, jantar beneficente, no Cenarium Rural, e toda a renda arrecadada será revertida em prol da causa. O Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, da cidade, também já foi iluminado de rosa, cor símbolo da campanha internacional.

Essas mobilizações fazem parte da campanha global Avon Contra o Câncer de Mama, que comemora 20 anos em 2012. As ações sociais da empresa são coordenadas globalmente pela Avon Foundation, maior entidade ligada a uma corporação que apoia causas voltadas para a mulher. A Avon já doou mais de US$ 860 milhões para a causa, em mais de 50 países, viabilizando pesquisas, tratamentos e maior acesso aos exames de detecção precoce.

No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Avon e se concentra na promoção da detecção precoce, incentivando o maior acesso aos exames capazes de detectar a doença nos estágios iniciais, quando a chance de cura chega a 95%. O Instituto Avon já direcionou mais de R$ 30 milhões de reais para 78 projetos que beneficiaram mais de 2 milhões de mulheres em todo o país. Entre eles, quatro Centros de Detecção Precoce, que oferecem consultas e exames de detecção para pacientes SUS em um único local, com equipamentos modernos e atendimento confortável e atencioso. As ações contam com inúmeros parceiros em todo o país, de pessoas que apoiam a causa a organizações públicas e privadas que atuam pelo mesmo objetivo. Entre elas está a Femama (Federação das Associações Filantrópicas pela Saúde da Mama), que agrega 57 entidades filiadas. A Femama está ao lado do Instituto Avon em vários eventos por todo o Brasil.

Luiza Brunet, recentemente nomeada Embaixadora do Instituto Avon, assim como vários participantes da mobilização, já vestiram a camiseta da campanha Avon contra o Câncer de Mama, à venda nos folhetos de produtos Avon. Elas são feitas de poliéster reciclado obtido a partir de garrafas PET e custam R$ 15,90, sendo que todo o lucro da venda é revertido para o Instituto Avon investir em projetos de disseminação de informação e aumento de acesso aos exames. “Será um momento para a mulher pensar nela de forma completa, lembrando que, da mesma forma que cuida de sua beleza exterior, deve cuidar da sua saúde”, comenta Luiza Brunet.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 12 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama em 2010 e a estimativa para este ano é de que 52 680 novos casos da doença sejam diagnosticados. Os dados apontam para uma triste conclusão: a cada dia, 35 mulheres morrem por causa dessa doença no Brasil. A pesquisa Instituto Avon/Data Popular Percepções sobre o Câncer de Mama, lançada no mês passado, mostrou que 20% das mulheres consideram o diagnóstico de câncer uma sentença de morte e 13% delas ainda acreditam que o câncer de mama não tem cura. “Estes dados revelam que muitas mulheres ainda fogem de exames como a mamografia porque não acreditam que poderão ter chance de cura, caso descubram a doença”, diz Rita Dardes, diretora médica do Instituto Avon. “Precisamos disseminar a informação dos benefícios que uma detecção precoce pode trazer, porque as chances de cura aumentam muito quando se descobre a doença em fase inicial”,completa.

As mobilizações pretendem estimular também o engajamento dos familiares destas mulheres. Segundo a pesquisa citada anteriormente, esse envolvimento fortalece o cuidado delas com sua saúde. Para 78% das mulheres com histórico de câncer de mama, a família foi a primeira preocupação ao receberem o diagnóstico. Dentre as que nunca tiveram, 56% acreditam que só conseguiriam enfrentar a doença se tivessem certeza do apoio familiar.

Funcionários fazem sua parte – Enquanto os revendedores Avon fazem as mobilizações, os funcionários da empresa levam conscientização para suas redes de relacionamentos e participam de uma divertida ação interna na empresa. Eles foram convidados a caminhar pela causa em 12 esteiras instaladas nos três centros de distribuição da Avon  – em Cabreúva/SP, Simões Filho/BA e Maracanau/CE – e na fábrica e centro administrativo em São Paulo-SP. Para cada quilômetro completado, a Avon fará uma doação de R$ 20 para instituições de atendimento próximas às unidades. A campanha, que permanecerá durante todo o mês de outubro, foi aberta no início do mês pelo presidente da Avon Brasil, David Legher, que fez a primeira caminhada.


Uma rede de pessoas trabalhando pela causa- Criado em 2003, o Instituto Avon trabalha por causas que fortaleçam a mulher brasileira, com foco maior no combate ao câncer de mama e à violência doméstica. O revendedor Avon, profissional  mundialmente conhecido por levar os cosméticos da famosa marca a mais de 300 milhões de consumidores em mais de 100 países, é figura central dessas ações. “São pessoas que, com o mesmo empenho com que levam beleza às mulheres, dedicam-se a trabalhar pelo fim da mortalidade por câncer de mama, compartilhando informação a suas clientes ou participando das mobilizações”, comenta Lírio.

No Brasil, essa rede revende produtos que apoiam a causa do combate ao câncer de mama. Os recursos obtidos já foram destinados para diversas ações, entre elas a criação de quatro Centros de Detecção Precoce de Câncer de Mama em  Barretos/SP, Jundiaí/SP, Salvador/BA e Porto Alegre/RS. Os benefícios trazidos por estes centros são inúmeros. Em Salvador, por exemplo, o moderno Ambulatório de Mastologia Instituto Avon, no Hospital Aristides Maltez, inagurado em julho de 2010, já atendeu mais de 10 mil mulheres e reduziu o tempo de espera para os exames de 70 para 20 dias. Já em Porto Alegre, o Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) finaliza até dezembro um projeto de ampliação, aparelhamento e qualificação do atendimento às usuárias do SUS com o aporte de R$ 2,7 milhões do Instituto Avon. O novo espaço beneficia cerca de 20 mil pessoas, em 10 municípios do Rio Grande do Sul. O projeto prevê toda a estrutura para exames clínicos, mamografia, ultrassonografia, biópsia, reconstrução mamária e análise e pesquisa biomolecular do tumor. Estima-se que as mudanças realizadas levarão a um aumento de 20% no número anual de atendimentos e de mamografias realizadas. Além disso, haverá diminuição do tempo para se receber o diagnóstico a partir dos exames e consultas (de 30 para 15 dias) e no tempo de espera para o início do tratamento (de 50 para 30 dias).

Para mais informações sobre estas e outras ações do Instituto Avon, acesse: http://www.institutoavon.org.br/

Para conhecer na íntegra a pesquisa divulgada pelo Instituto Avon, acesse: http://www.institutoavon.org.br/publicacoes/

Sobre a Avon
A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 11 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,4 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Linha Avon de Maquiagem, Color Trend, Renew, Skin-So-Soft, Advance Techniques e Avon Naturals. Para obter mais informações sobre a Avon global e seus produtos, visite o site: www.avoncompany.com.
                                                                                        
Sobre as ações de responsabilidade social da Avon
A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2011, foram doados mais de US$ 860 milhões em mais de 50 países para essas causas. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6,4 milhões de revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon. Desde 2003, a organização já doou mais de R$ 33 milhões para projetos e ações relacionados a essas causas no país.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Imagem Corporativa
Daiana Trevisan: daiana@imagemcorporativa.com.br /  (11) 3526-4503
Ana Alice Vercesi: ana.vercesi@imagemcorporativa.com.br /  (11) 3526-4584
Maira Escovar: maira.escovar@imagemcorporativa.com.br /  (11) 3526-4565
 Avon – www.avon.com.br
Relações com a imprensa
Míriam Scavone
 (11) 5546-7573
Postagem sem fins lucrativos, conteúdo enviado pela acessória da marca.

E ai meninas, o que acharam dessa super iniciativa que a Avon teve a 20 anos atrás?
Nossa como ainda nesse mundo tem mulheres que não fazem essa prevenção, é muito importante, pois o câncer se identificado no inicio tem cura. Vamos nos cuidar e fazer os testes e exames necessários.
Um ótimo feriado a todas, e para quem vai a caminhada, surta bastante, como estou a 6 horas da capital não puderei ir, mas gostaria muito. 

9 comentários:

  1. As campanhas do outubro rosa deveriam ser mais divulgadas! Parabéns pela iniciativa... Participei em um ano qd a Carolina Herrera veio ao Rio e é lindo ver quantas pessoas são tocadas...

    Bisous,
    Gabby

    http://www.petitensemble.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie, estava fora esses dias. Super legal a mobilização, é bonito ver um movimento como esse quando é feito com propósito bj e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à Avon com essa linda proposta (:
    Todas as empresas deviam fazer o mesmo

    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  4. Amei (:

    Parabéns mesmo pelo blog!

    Beijoos,

    Pâmela Lourenço
    http://prosaverdee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. acabei de conhecer seu blog,e to seguindo,quero muito te ver la no point tambe....

    bjokas
    www.pointdosorteio.blogspot.com.br
    curta a nova fanpage para blogueiras nota 10 https://www.facebook.com/asmelhoresblogueiras bora fazer-la crescer?

    ResponderExcluir
  6. Amei o blog, e a iniciativa da Avon, apoiar essa campanha e concientizar a mulheres do câncer de mama é fundamental, temos que nos cuidar mulheres do nosso Brasil... Beijos
    http://geracaoatrevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi lindona! vim te ver e desejar um final de semana abençoado!
    www.pinkwomanfashion.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legal,
    todas nós devemos apoiar esta causa!

    beijos
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, tudo bem? Entrei para Conhecer Seu cantinho. Gostei muito de Tudo Que vi. Parabéns o blog ESTA lindo. JA ESTOU seguindo. DEPOIS Passa Lá não Meu cantinho SERA UM Prazer...bjus!!!!

    http://crocherdamoda.blogspot.com.br

    http://sejaamiguinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir